Conhecimento adquirido no curso de Proteção de Plantas auxilia profissionais nas tomadas de decisão

Preparar profissionais para o uso racional de produtos fitossanitários, com ênfase no manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas, bem como atualizá-los sobre a legislação específica, faz parte dos objetivos da Pós-Graduação Lato Sensu em Proteção de Plantas da UFV. O curso é uma excelente oportunidade para Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Florestais, Engenheiros Agrícolas e Biólogos atualizarem e expandirem seus conhecimentos técnico-científicos.

Foi buscando esse aprimoramento que o engenheiro agrônomo Rodrigo dos Santos Pinheiro, por exemplo, ingressou no curso de Proteção de Plantas neste ano. Em sua rotina de trabalho, Rodrigo desenvolve atividades de monitoramento de pragas e doenças, avaliação de experimentos, acompanhamento de plantios e colheitas, leitura e carregamento de rolinhos de algodão, coleta de amostras de solo e nematóides. Para ele, a pós em Proteção de Plantas tem feito a diferença no seu cotidiano, pois lhe “proporciona uma melhor compreensão dos assuntos, diminuindo as dúvidas em relação às tomadas de decisão, tornando-as mais eficientes e produtivas”.

A agrônoma Tatiana Silva Borges trabalha em Lucas do Rio Verde (MT).

A engenheira agrônoma Tatiana Silva Borges também é uma das alunas do curso. Ela atua há 10 anos na parte comercial do agronegócio e acredita que essa especialização em de Proteção de Plantas está sendo uma oportunidade para reciclagem de conteúdo técnico-prático da agricultura, uma vez que¸ no seu dia-a-dia, Tatiana não realiza atividades em campo, como monitoramento e avaliação de lavoura, por exemplo. Responsável pela compra de insumos agrícolas na empresa onde trabalha, ela destaca: “A especialização em Proteção de Plantas irá agregar muito em minha rotina, me municiando de parâmetros que eu poderei acrescentar em minhas análises onde comparo custo-benefício dos produtos ofertados pelo mercado”.

Mercado de trabalho

O agrônomo Rodrigo dos Santos Pinheiro ingressou no curso neste semestre.

Além desse impacto direto no cotidiano dos profissionais, o engenheiro agrônomo Rodrigo dos Santos Pinheiro destaca a importância de se manter atualizado no mercado de trabalho: “Sem sombra de dúvidas, incrementar a vida profissional nos ajuda consideravelmente a conseguir melhores trabalhos e estar apto a conquistar até melhores posições futuramente, além de conquistar o respeito dos colegas e também dos clientes. Porém, não basta participar de quaisquer cursos e workshops.  É necessário avaliar, antes de tudo, a sua procedência, os profissionais responsáveis e o seu reconhecimento”.

No curso de Proteção de Plantas ofertado pela UFV, as atividades semanais se iniciam com uma videoconferência, como descreve o aluno Rodrigo sobre as atividades que cumpre ao longo da semana para o curso. “As aulas tratam de temas relacionados à identificação de pragas, diagnose e tomada de decisão para o controle dos problemas detectados. No decorrer da semana, é elaborado um questionário acerca dos temas expostos em aula, sendo suas respostas apresentadas e entregues individualmente pelos alunos, valendo parte da nota necessária para aprovação no curso”.

Para Rodrigo, essas atividades interferem direta e positivamente na vida do aluno: “Os cursos em geral nos tornam mais responsáveis como pessoa, por desenvolverem nossa concentração e organização. Quanto mais organizados nos tornamos, melhor conseguimos administrar nosso tempo. Além de aumentar a autoestima naturalmente”.