Curso de Proteção de Plantas da UFV impulsiona carreiras há 37 anos

 

Desde 1983, a UFV oferece o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Proteção de Plantas, reafirmando o seu pioneirismo no Brasil na oferta de pós-graduação na área de Ciências Agrárias. Ao longo desses 37 anos, a instituição já formou milhares de especialistas, impulsionando a carreira desses profissionais no mercado de trabalho. Em 2020, 171 alunos ingressaram no curso, constituindo uma das maiores turmas dos últimos anos, cujas aulas se iniciaram no dia 12 de março. Por ser ofertado a distância, o curso possibilita a participação de profissionais de todas as regiões do Brasil e também de outros países.

Aliando a tradição da UFV nas Ciências Agrárias e a atualidade das tecnologias educacionais, o curso de Proteção de Plantas promove atualização e aprimoramento de conhecimentos técnicos e científicos em manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas, além de envolver atividades de inovação e empreendedorismo. As atividades do curso são desenvolvidas em ambiente de educação a distância e em encontros presenciais na UFV, realizados normalmente nos meses de julho e fevereiro. Neste ano, além da plataforma PVANet já utilizada, as atividades de educação a distância ganharam reforço com a utilização de outras plataformas, com vídeoaulas semanais e videoconferências, permitindo maior interação entre professores e alunos e promovendo grupos de estudo e discussão.

A agrônoma Tatiana Silva Borges trabalha em Lucas do Rio Verde (MT).

A engenheira agrônoma Tatiana Silva Borges, que atua no município de Lucas do Rio Verde (MT), é um dos 171 ingressantes no curso de Proteção de Plantas.  Ela, que “tem um perfil comunicativo e tinha certo preconceito com cursos a distância”, imaginou que “seria uma metodologia ‘fria’ de ensino, sem interação”, mas logo no início do curso mudou de ideia. “Apenas me inscrevi para o curso de Proteção de Plantas da UFV, que é a distância, por ser um curso muito renomado no mercado devido à sua qualidade. Na primeira semana de aula, eu já mudei meus conceitos de curso a distância. A integração é fantástica! Tanto durante a aula ao vivo, quanto durante a semana, através do grupo de WhatsApp entre os alunos e os professores, e-mails e reuniões individuais em teleconferência com o professor” – avalia.

Dois semestres

O curso tem duração de um ano e carga horária de 750 horas. Para integralizar essa carga horária, os estudantes cursam dezoito disciplinas em dois semestres e desenvolvem trabalho de conclusão de curso orientados por uma comissão. Responsável pela compra de insumos agrícolas em uma fazenda no Mato Grosso, Tatiana descreve como está sendo a sua nova rotina, conciliando as atividades do curso com a sua carreira profissional: “As minhas aulas acontecem todo sábado às 15h30min. As aulas são gravadas e ficam disponíveis no portal do curso. Durante a semana sempre há uma tarefa a ser realizada sobre o tema aprendido, que na sequência é avaliada pelo professor. Então, no domingo, eu revejo a aula fazendo minhas anotações para estar melhor preparada para a atividade, e durante a semana realizo a tarefa após o trabalho”.

No curso de Proteção de Plantas da UFV, as atividades de cada aluno são acompanhadas e avaliadas por professores e tutores. A equipe conta com 16 professores doutores, sendo que nove deles são bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq (a maioria no nível 1). O curso conta ainda com 25 tutores, com graduação, mestrado e doutorado, todos com qualificação na área de Proteção de Plantas. Além disso, os estudantes contam com toda a infraestrutura da UFV para desenvolverem atividades de ensino, pesquisa e extensão: laboratórios para aulas práticas, auditórios para realização de eventos, campos experimentais, laboratórios de informática, utilização do espaço e acervo da Biblioteca Central e acesso via internet a publicações de destaque na área.